História do Porto de Santos - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer
Santos
História do Porto de Santos
O
marco oficial da inauguração do
Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892,
quando a então Companhia Docas de Santos
- CDS, entregou à navegação
mundial os primeiros 260 m de cais, na área,
até hoje denominada, do Valongo. Naquela
data, atracou no novo e moderno cais, o vapor
"Nasmith", de bandeira inglesa. Com a inauguração, iniciou-se, também, uma nova fase para a vida da cidade, pois os velhos trapiches e pontes fincados em terrenos lodosos, foram sendo substituídos por aterros e muralhas de pedra. Uma via férrea de bitola de 1,60 m e novos armazéns para guarda de mercadorias, compunham as obras do porto organizado nascente, cujo passado longínquo iniciara-se com o feitor Braz Cubas, integrante da expedição portuguesa de Martim Afonso de Souza, que chegou ao Brasil em janeiro de 1531.Foi de Braz Cubas a idéia de transferir o porto da baía de Santos para o seu interior, em águas protegidas, inclusive do ataque de piratas, contumazes visitantes e saqueadores do povoado. |
||
|
||
Por
mais de três séculos e meio, o Porto
de Santos, embora tivesse crescido, manteve-se
em padrões estáveis, com o mínimo
de mecanização e muita exigência
de trabalho físico. Além disso,
as condições de higiene e salubridade
do porto e da cidade resultaram altamente comprometidas,
propiciando o aparecimento de doenças de
caráter epidêmico. O início da operação, em 1867, da São Paulo Railway, ligando, por via ferroviária, a região da Baixada Santista ao Planalto, envolvendo o estuário, melhorou substancialmente o sistema de transportes, com estímulo ao comércio e ao desenvolvimento da cidade e do Estado de S. Paulo. |
||
|
||
Em
12 de julho de 1888, pelo Decreto nº 9.979,
após concorrência pública,
o grupo liderado por Cândido Gaffrée
e Eduardo Guinle foi autorizado a construir e
explorar, por 39 anos, depois ampliado para 90
anos, o Porto de Santos, com base em projeto do
engenheiro Sabóia e Silva. Com o objetivo
de construir o porto, os concessionários
constituiram a empresa Gaffrée, Guinle
& Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde
transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto
de Santos e, em seguida, em Companhia Docas de
Santos. Inaugurado em 1892, o porto não parou de se expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres. Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis líquidos diversos, em milhões de quilos, têm feito o cotidiano do porto, que já movimentou mais de l (um) bilhão de toneladas de cargas diversas, desde 1892, até hoje. Em 1980, com o término do período legal de concessão da exploração do porto pela Companhia Docas de Santos, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S. Paulo-Codesp, empresa de economia mista, de capital majoritário da União. Atualmente, o Porto de Santos, movimenta, por ano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas, número inimaginável em 1892, quando operou 125 mil toneladas. Com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário de Santos, o porto entrou em nova fase de exploração, consequência da Lei 8.630/93, com arrendamento de áreas e instalações à iniciativa privada, mediante licitações públicas. |
||
- Shopping
Rede Desconto - Aluguel de Carros
- Ar Condicionado
- Art. de Concretos
- Carros Venda 0km
- Celulares
- Decoração
- Dietas
- Eletrodomésticos
- Equip. Ginástica
- Equip. Incêndio
- Forros e Divisórias
- Imóveis
- Informática
- Marinas
- Mat. Construção
- Noivas
- Piscinas
- Peças de Carros
- Poços Artesianos
- Pré-Moldados
- Seg. Patrimonial
- Terraplanagem
- Uniformes
- Venda Domínios
- Vidros